Belo é ser quem a gente é

Quando eu vi esse vídeo da Lupita Nyong’o falando sobre aceitação de beleza, eu me instiguei, refleti e senti orgulho por ela. Assista ao vídeo abaixo para entender do que estou falando:

Lupita Nyong’o é nascida no México e filha de pais quenianos, foi vencedora da categoria ‘atriz coadjuvante’, pelo filme 12 anos de escravidão no Oscar de 2014. Adquiriu outros prêmios e ainda em 2014, foi eleita a mulher mais bonita do mundo pela revista People. Dá para saber o porque.

PicMonkey Collage.png

“You can’t eat beauty, it doesn’t feed you. Beauty isn’t something that I can adquire or consume. It is something that I just have to be.”

Este vídeo apareceu para mim de forma extremamente aleatória – todo mundo sabe que o youtube é um universo paralelo, onde dá para perder horas da vida lá – e ainda bem que apareceu. Me fez pensar na própria definição de beleza.

O que é belo para você? O que te ensinam, desde pequena(o), que tal coisa é bela e outra não é faz realmente sentido? Os padrões impostos pela sociedade, e não digo somente no sentido de beleza, mas em todos os outros, são extremamente absurdos. Nos afastam daquilo que realmente somos.

Te ensinam que belo é ter pele clara, com o cabelo liso, com o corpo igual das modelos e ahh: tem que ser feminina! Se não, não se é aceita como mulher simplesmente pelo fato de ser. É preciso estar moldada para se encaixar.

Eu imagino como deve ser difícil, quase que impossível, para meninas e mulheres se aceitarem como são quando há padrões ridículos impostos para serem seguidos. Eu afirmo com certeza, que toda mulher tem suas crises, e elas tendem a se intensificar ainda mais quando há a cobrança externa. E se aceitar não é tarefa fácil. Até lá é preciso muita força!

Por isso, se você vive em algum conflito consigo mesmo agora por causa dos seus quilinhos a mais, ou por causa da sua cor, do seu cabelo, saiba: você é linda do jeito que é. E quem ousar dizer o contrário, ainda não entende realmente o que é belo.

Por que belo é ser, apenas. Ser você mesmo, com todas os defeitos e imperfeições que veio ao mundo. Belo é ser você com sua cor de pele, com o seu tipo de cabelo, com o seu tipo de corpo e com suas manias, sejam elas “femininas” ou não.

Collage.png

Linda do jeito que é, da cabeça ao pé. Do jeitinho que for.

2 pensamentos sobre “Belo é ser quem a gente é

  1. Querida ❤

    Eu acho a Lupita maravilhosa e, aqui onde trabalho, tem uma aluna que se parece tanto com ela que me dá vontade de abraçar o tempo todo hahaha.
    Enfim.
    Fico feliz pela sua reflexão e concordo: todas nós temos nossas crises e é extremamente difícil se sentir bem/bonita quando há tantos padrões absurdos para seguirmos. Minha mãe conta por exemplo que, como sou loira, quando era criança todo mundo ficava decepcionado por eu não ter olho azul ou verde. Pode?
    Nunca estaremos "à altura" de quem teima em só enxergar esses padrões e, menos ainda, de quem teima em impor esses padrões. Minha irmã acredita muito que nossa beleza está muito mais ligada a nossa felicidade e concordo: sejamos felizes, pois já somos incríveis como somos.

    Tenho adorado seu blog!
    Beijos!

    • “Sejamos felizes, pois já somos incríveis como somos.” Que delícia de comentário e, principalmente, de pensamento! Tento levá-lo comigo diariamente, obrigado, Fran. É uma felicidade ler alguém – que eu leio também – por aqui! ❤

      Beijos!

Deixe um comentário

